BIOGRAFIA

O duo Irmãos Lora é formado pelo percussionista Alexandre Lora e pelo violonista Douglas Lora. A conexão dos irmãos com a música começou cedo com a influência da mãe, e foi justamente na infância que o duo se formou. Com Douglas tocando violão a partir dos 7 anos, Alexandre se inspirou a acompanhá-lo com a percussão. Sempre juntos, fizeram parte de bandas de Rock e Heavy Metal na adolescência, e posteriormente passaram a transitar por ritmos brasileiros como o samba e o forró, estilos que fizeram parte de sua trajetória.

Douglas escolheu a faculdade de música com especialização em violão, e Alexandre seguiu o mesmo caminho, porém com a bateria como instrumento de estudo. Eventualmente a irmã do duo também participa da comunhão musical em família.

Há três anos (2017), os irmãos experimentaram a fusão com o handpan e o violão, e com a boa surpresa do resultado, os Irmãos Lora montaram seu próprio repertório autoral, onde constam todas suas influências da música brasileira. Afoxé, Samba e Forró, entre outros ritmos, ganham uma forma única com a união do handpan e do violão de 7 cordas, e assim o duo homenageia o que um dia foi brincadeira de criança, mas hoje se apresenta brilhantemente graças a maturidade de vida e música.

Os irmãos têm carreira solo reconhecida nacional e internacionalmente, e fazem parte de dois grupos. O grupo Caraivana, que conta com 4 discos lançados e alguns singles, representou a cultura brasileira junto a delegação que viajou a Copenhague para o pleito das Olimpíadas 2016, voltando com a vitória na bagagem. O Trio Brasileiro, que conta com bandolim de Dudu Maia, já lançou 4 discos, o último, foi indicação ao Grammy 2017 junto a e Anat Cohen, rendeu destaques na mídia, com direito a participação no programa global TAMANHO FAMÍLIA. Podemos considerar o trabalho dos Irmãos Lora um tributo à música brasileira e a história dos irmãos, o que transcende a barreira do instrumento.

ALEXANDRE LORA

Indicado ao 60th Grammy Awards em 2017 concorrendo pela categoria “Melhor disco de World Music” ao lado de Anat Cohen e Trio Brasileiro, com o disco “Rosa dos Ventos”.

Membro do Trio Brasileiro, grupo Caraivana e projeto Irmãos Lora, vem viajando com frequência no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Como artista solo de Handpan, com 3 álbuns autorais lançados com produção independente, desde 2016 vem fazendo concertos e lecionando workshops em vários países do Mundo, nos principais eventos da cena internacional do Handpan.

Passou pela França (France Handpan Festival), Israel (Pantam Festival), Australia (PanOz gathering), Áustria (Griasdi), Hungria (HUG Festival), Grécia (HONA gathering), Alemanha(German Handpan Festival), Bélgica (Handpan Academy), Suíça e Itália.

DOUGLAS LORA

Douglas Lora, formado em composição, com mestrado em Performance na Universidade de Miami, e doutorando na University of Southern California, utiliza construções clássicas como a fuga para escrever música brasileira. Reconhecido internacionalmente pela sua atuação como intérprete, compositor e arranjador na área do violão clássico, Douglas Lora vem conciliando a carreira erudita com incursões pela música popular. Membro do premiado Brasil Guitar Duo (com João Luiz) há mais de vinte anos, já se apresentaram em salas consagradas como Carnegie Hall em NYC e ConcertGebouw em Amsterdam. O mais recente álbum do duo contendo a estréia de dois concertos para dois violões e orquestra de Paulo Bellinati e Leo Brower, foi indicado ao GRAMMY latino 2019 como melhor álbum de música clássica, ao lado da Delaware Symphony Orchestra, regida por David Amado (Naxos).

Douglas também é membro do grupo Caraivana e Trio Brasileiro, indicado ao GRAMMY 2018 na categoria “best world music album”. Atuou como solista frente `a Orquestra Sinfonica de Dallas, Sinfônica de Houston, Dayton Philharmonic, Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo (OSESP), Orquestra Metropolitana De São Paulo e da Orquestra das Américas. Suas gravações com Brasil Guitar Duo, Trio Brasileiro e com a cantora espanhola Irene Atienza são aclamadas por crítica e público de todo o mundo.

Vencedor do Prémio Concerts Artists Guild Award em 2006 com o Brasil Guitar Duo, professor do Centrum Workshop de Choro no estado de Washington há mais de 10 anos, Douglas ministra workshops e masterclasses pelo mundo, tanto de música clássica, brasileira e composição.

Scroll Up